quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jóias da Evolução: Habitats 2

7 Seleção natural em lagartos

Uma hipótese evolutiva popular diz que mudanças comportamentais em novos ambientes anulam os efeitos da seleção natural. Mas o trabalho de Jonathan Losos e seus colaboradores na Universidade de Harvard, em 2003, empresta pouco apoio a essa teoria. Os pesquisadores introduziram um grande lagarto terrícola e predador, Leiocephalus carinatus, a seis ilhas pequenas nas Bahamas, com seis outras ilhas servindo como controle. Descobriram que a presa desse lagarto, que é um lagarto menor chamado Anolis sagrei, passava mais tempo em maiores alturas na vegetação de ilhas ocupadas pelo predador do que em ilhas onde L. carinatus estava ausente. Mas a mortalidade de A. sagrei continuou mais alta nas ilhas experimentais que nas ilhas controle.

A presença do predador maior selecionou em favor de machos de lagarto A. sagrei com pernas mais altas, que podem correr mais rápido, e também favoreceu fêmeas maiores, que são tanto mais rápidas quanto mais difíceis de vencer e de ingerir. Os pesquisadores não detectaram seleção de tamanho em machos; sugeriram que os machos maiores podem ter sido mais vulneráveis por causa de seu comportamento territorial conspícuo.

O estudo mostra como a introdução de um predador pode fazer com que os indivíduos de uma espécie predada mudem seu comportamento de modo a reduzir o risco de predação, mas também causa uma resposta evolutiva no nível da população, resposta que difere entre os sexos de acordo com sua ecologia.


Referência 
Losos, J. B., Schoener, T. W. & Spiller, D. A. Nature 432, 505–508 (2004). 
Recursos adicionais 
Butler, M. A., Sawyer, S. A. & Losos, J. B. Nature 447, 202–205 (2007). 
Kolbe, J. J. et al. Nature 431, 177–181 (2004). 
Calsbeek, R. & Smith, T. B. Nature 426, 552–555 (2003). 
Losos, J. B. et al. Nature 424, 542–545 (2003). 
Site do autor 
Jonathan Losos: http://www.oeb.harvard.edu/faculty/losos/jblosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário