Sobre o Fundamentalismo e a Evolução

Com as recentes tentativas de atribuir a uma crença a importância de teorias científicas, líderes religiosos/criacionistas tentam levar o debate sobre a origem das espécies para um obscurantismo medieval ou mesmo pré-darwinista. Naqueles tempos, a ciência estava sob a tutela da igreja, que decidia, segundo seus dogmas, o que era ou não aceitável. O que era considerado divino ou herético. Em pleno século XXI, cresce no Brasil uma tentativa de jogar Darwin e a Teoria da Evolução na vala comum, pasmem, das histórias da carochinha. Utilizando-se, para isso de um vasto arsenal de conceitos pseudo-científicos.

Em pleno Século XXI, criacionistas ainda olham a Evolução desta forma.

A primeira tentativa de banalizar a Evolução é o argumento equivocado de que, por ser uma "teoria", esta não é uma verdade... ou fato (como adoram reforçar). Porém, a "teoria" a que se referem os criacionistas não é a Teoria científica. Como bem frisa o biólogo Douglas Futuyama, a teoria científica é, segundo o Dicionário Oxford, “uma proposição do que é sustentado como sendo as leis gerais, princípios ou causas de algo conhecido ou observado”. Logo, a visão da teoria como uma hipótese vai por água abaixo.

O paleontólogo e evolucionista Stephen Jay Gould escreveu em 1981 que a Evolução pode ser vista como uma teoria e também um fato. Diz Gould:

Bem, a evolução é uma teoria. Mas também é um fato. E fatos e teorias são coisa diferentes, e não estágios de hierarquia de certeza crescente. Fatos são dados do mundo. E teorias são as estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos. Os fatos não desaparecem enquanto os cientistas debatem teorias rivais que tentam explicá-los. A teoria gravitacional de Einstein substituiu a de Newton, mas as maçãs não ficaram pairando no ar, à espera da definição. E os seres humanos evoluíram a partir de ancestrais parecidos com símios, quer através do mecanismo proposto por Darwin, quer através de qualquer outro ainda por descobrir.

 Recentemente um pastor fundamentalista em entrevista na TV, além de vomitar "conhecimentos" genuinamente pseudo-científico sobre genética e homossexualidade, também voltou a usar o argumento de que Evolução é uma teoria, logo não é um fato... incorrendo no erro explicado por Gould.

Após a disseminação da entrevista na internet, um geneticista respondeu às besteiras ditas por Malafaia e se deu a liberdade de também entrar no tema da Evolução (que deve muito à genética pelo aprofundamento na compreensão de lacunas, algumas delas nem imaginadas por Darwin). No vídeo-resposta, Eli Vieira, cita "As 15 jóias da Evolução", publicada pela primeira vez em 2009 pela revista Nature e traduzida posteriormente para diversas línguas.

Abaixo reproduzo cada uma das 15 Jóias da Evolução, traduzidas para o português pelo próprio Eli Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário